O edifício dos Antigos Paços do Concelho foi o primeiro construído com o propósito de sede de um concelho que já o era há quase um século, desde 1773. Aproveitou a pré-existente Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, adquirida pela Câmara Municipal em 1859 e cuja origem poderá remontar ao séc. XIV, ao tempo em que se peregrinava até ao local onde havia uma cruz. Em 1683 a ermida já existia, já que o Bispo do Algarve, Dom José de Figueiredo, veio ali em visita pastoral cerca de 100 anos antes de esta ter sido vendida e profanada.
Até à década de 1970 ainda eram visíveis os traços da torre sineira, mas aos dias de hoje chegaram apenas elementos arquitectónicos do interior, como a abóbada ornada com motivos florais.
Resta ainda o topónimo da rua a nascente do edificado, e as memórias paralelas, durante algum tempo, à das funções de sede municipal, como as da adaptação a estabelecimento prisional patenteadas nos gradeamentos das janelas. Ei-lo perante o edifício que primitivamente foi ermida, depois cadeia e Câmara Municipal.
Recentemente foi apresentado o projeto Casa da Cidadania de Lagoa, que deverá funcionar neste espaço.