SYNCLUSIVE a 20 de janeiro no Convento de S. José – Lagoa
31-OUT-2024
O projeto SYNCLUSIVE é uma abordagem inovadora, integral e interdisciplinar de sistemas para estimular a inclusão de grupos vulneráveis no mercado de trabalho, compreendendo seis objetivos centrais:
Desenvolver e consolidar uma coligação de intervenientes em quatro Living Labs regionais europeus, de acordo com a Teoria de Ação da Coligação Comunitária, utilizando a abordagem ENGINE. Esta abordagem inclui intervenções que estimulam a mobilidade ascendente e lateral dos trabalhadores vulneráveis, criando assim vagas para a entrada de pessoas vulneráveis à procura de emprego;
Testar a utilidade e aplicabilidade da abordagem ENGINE para diferentes grupos vulneráveis identificados;
Identificação dos drivers e das barreiras à mobilidade e ao afluxo, incluindo a discriminação;
Avaliação do impacto da abordagem ENGINE, implementada na mobilidade do mercado de trabalho, e inclusão de grupos vulneráveis;
Identificação de vias de transição do nível regional para o nível político nacional e da UE;
Identificação de indicadores e normas interoperáveis e comparativos relevantes para a inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis, tendo em conta o contexto regional, nacional (legislativo, segurança social) e cultural.
O compromisso dos intervenientes regionais, bem como, a colaboração interdisciplinar é crucial para o sucesso do SYNCLUSIVE e para a inclusão de pessoas vulneráveis no mercado de trabalho. O SYNCLUSIVE colabora, portanto, numa “coligação comunitária ativa” entre municípios, empregadores, sociedade civil e institutos educacionais, que interage com os seus homólogos políticos a nível nacional e da UE em 7 regiões europeias.
Os resultados conduzirão à inclusão sustentável de grupos vulneráveis nos Living Labs regionais, e terão um vasto potencial de resultados muito para além do âmbito e duração do projeto. O SYNCLUSIVE irá contribuir para recomendações políticas e de intervenção genéricas e específicas do contexto da UE que impulsionam a inclusão de grupos vulneráveis e ajudam a começar a ultrapassar a discriminação no mercado de trabalho da UE.